A altura relativa à hipotenusa divide o triangulo retângulo em dois outros
semelhantes a ele.
Daí e’ só operar com as proporções resultantes.

Ceva por áreas tem logo no cap 1 do Geometry Revisited.

Menelaus é equivalente a Ceva. Mas provar que Ceva ==> Menelaus é bem mais
difícil.

O livro do Elon q eu mencionei tem uma definição axiomática de área.

Abs

Enviado do meu iPhone