Desculpa ae, eu me expressei mal.Essa questão foi formulada para que um
aluno do ensino médio consiga resolvê-la.De fato não faz sentido em dizer
"sem usar indução" , "sem usar limite "dado que até para se demonstrar
verdadeira uma soma é necessário usar indução e os axiomas de Peano...A
questão foi proposta de modo recreativo, as condições impostas só fazem
sentido no espírito de quem gosta de desafio.Essa questão tem um caráter
recreativo, e nada mais. Em verdade, o que eu quis dizer foi usando apenas
as ferramentas do ensino médio. E que seria um desafio bacana para
estudantes do nível médio.

--
Israel Meireles Chrisostomo