Estas somas trigonométricas (e várias outras) são obtidas sem grandes
dificuldades, mas com alguma álgebra, usando números complexos.

O melhor caminho, a meu ver, seria vc conseguir um daqueles livros russos
clássicos - Krechmar ou Faddev-Sominski - que contém coletâneas de problemas
resolvidos sobre este tema e muitos outros.

Agora, me parece que a habilidade de computar estas somas “na mão”, usando
complexos e/ou alguns truques algébricos (ou até mesmo integrais) tem se
desvalorizado recentemente devido à existência e ampla disponibilidade de
softwares gratuitos tais como o Wolfram Alpha, que calculam qualquer soma
dessas.

Recentemente li um artigo que toca um pouco neste tema, da necessidade de
modernização dos cursos de exatas. Vou procurar e postarei aqui.

Abs

Enviado do meu iPhone