Em sex., 13 de mar. de 2020 às 19:54, Maikel Andril Marcelino
<maikel.marcel...@ifrn.edu.br> escreveu:

> O método de encontrar o determinante de uma matriz (1x1) 2x2 e 3x3 são bem
> semelhantes, posso adotar o mesmo método, somar os produtos das diagonais
> principais e subtrair dos produtos das diagonais secundárias, para raízes com
> ordem acima de 4, mesmo que seja muito trabalhoso?

Não, não pode.

Dê graças a Deus que determinantes podem ser calculados com algo
computacionalmente tão fácil quanto substituição de variáveis. O
permanente de uma matriz é uma questão de formulação até mais fácil
(simplesmente ignore os sinais de - e somar todos os produtos) é um
problema mais difícil que a questão P=NP.

Contente-se com o fato que Gauss conseguiu provar que esse problema é
polinomial.