-----Mensagem original-----
De: oracle_br@yahoogrupos.com.br [mailto:[EMAIL PROTECTED] Em nome de jlchiappa
Enviada em: segunda-feira, 3 de abril de 2006 10:06
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: RES: [oracle_br] Account locked (urgente)

Por partes, primeiro o que é : consultando o manual basicão pai de
todos, o Concepts, ele já nos diz que ACCOUNT LOCKED se refere a uma
conta de usuário que foi bloqueada, e portanto perdeu direito de se
conectar no banco. Já o como e o porque isso foi feito , isso pode
ser feito OU por um usuário dba/semelhante que tenha tal privilégio e
mande um ALTER USER nn ACCOUNT LOCK ou comando similar, OU por
especificação em profile (num profile, vc pode especificar que quando
N tentativas de conexão falharem, ou quando ultrapassar um período X
de tempo sem trocar a senha vencida, ou coisas do tipo, a conta fique
inválida e seja bloqueada automaticamente). Notar que no 10g houve
um "aperto" na segurança, mesmo o profile default do sistema é mais
rígido, vejamos (em bancos não-alterados) :

Conectado a:
Oracle9i Enterprise Edition Release 9.2.0.5.0 - 64bit Production
With the Partitioning option
JServer Release 9.2.0.5.0 - Production

[EMAIL PROTECTED]:SQL>select * from dba_profiles where PROFILE='DEFAULT';

RESOURCE_NAME                    RESOURCE LIMIT
-------------------------------- -------- ---------------
COMPOSITE_LIMIT                  KERNEL   UNLIMITED
SESSIONS_PER_USER                KERNEL   UNLIMITED
CPU_PER_SESSION                  KERNEL   UNLIMITED
CPU_PER_CALL                     KERNEL   UNLIMITED
LOGICAL_READS_PER_SESSION        KERNEL   UNLIMITED
LOGICAL_READS_PER_CALL           KERNEL   UNLIMITED
IDLE_TIME                        KERNEL   UNLIMITED
CONNECT_TIME                     KERNEL   UNLIMITED
PRIVATE_SGA                      KERNEL   UNLIMITED
FAILED_LOGIN_ATTEMPTS            PASSWORD UNLIMITED
PASSWORD_LIFE_TIME               PASSWORD UNLIMITED
PASSWORD_REUSE_TIME              PASSWORD UNLIMITED
PASSWORD_REUSE_MAX               PASSWORD UNLIMITED
PASSWORD_VERIFY_FUNCTION         PASSWORD NULL
PASSWORD_LOCK_TIME               PASSWORD UNLIMITED
PASSWORD_GRACE_TIME              PASSWORD UNLIMITED

16 linhas selecionadas.

já no 10g :

-------------------------------- -------- -----------------
[...]
FAILED_LOGIN_ATTEMPTS            PASSWORD 10
[...]

==> vê, no 10g mesmo se eu nã especificar nada já vem para blockear
com 10 tentativas falhadas, exemplo :

[EMAIL PROTECTED]:SQL>create user zezinho identified by ze;

Usuário criado.

[EMAIL PROTECTED]:SQL>grant create session to zezinho;

Concessão bem-sucedida.

[EMAIL PROTECTED]:SQL>connect zezinho/[EMAIL PROTECTED]
Conectado.
[EMAIL PROTECTED]:SQL>

==> agora vou falhar 10 vezes na conexão :

[EMAIL PROTECTED]:SQL>connect zezinho/[EMAIL PROTECTED]
ERROR:
ORA-01017: senha/nome do usuário inválido; logon negado

Advertência: Você não está mais conectado ao ORACLE.
[...]

ORA-28000: a conta está bloqueada

==> ok ??? Claro, no meu caso eu usei sqlplus, mas isso INDEPENDE de
qual tool vc usa, se é na mesma máquina ou não, se é consecutivo ou
não....

 Recomendação : a possibilidade de profile indica alguém criando
usuário sem saber fazer direito, e alguém mandar um ACCOUNT LOCK e
ninguém ficar sabendo indica excesso de privilégios/falha de
segurança, são itens q vale a pena checar...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Adao, Marcio Rogerio"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Bom dia! Pessoal, estou com o seguinte problema: temos um usuário
para fins de depreciação e fechamento mensais. Neste mês, qdo foi
acessado, apresentou a mensagem abaixo. É a 1ª vez q isso acontece.
Não sabemos o porquê e o q fazer. Alguém, poderia nos ajudar?

> Conectado a:
>
> Oracle Database 10g Release 10.2.0.1.0 - Production
>

> SQL> conn imobiliz
>
> Informe a senha: ********
>
> ERRO:
>
> ORA-28000: the account is locked

> Este email, incluindo os arquivos anexos, contem informacao
confidencial e privilegiada que devera ser conhecida e utilizada
unicamente pelo destinatario respectivo.
> Qualquer revisao, distribuicao ou divulgacao do conteudo desta
mensagem por terceiros e' estritamente proibida.
> Caso voce nao seja aquele(a) para quem se enderecou este e-mail, ou
caso voce nao disponha de autorizacao do(a) destinatario(a) para
conhecer deste em seu lugar, por favor contate o remetente por
intermedio de uma resposta a este e-mail e apague-o imediatamente de
sua caixa de mensagem.
> Obrigado.

O grupo Oracle_br não aceita anexos. Quando oferecer algum arquivo, tenha o
link do mesmo para evitar trafego(pedidos) desnecessário.