Olá Eliandro,

Não sou nenhum especilista em AIX, Storage, mas talvez possa ajudar a
esclarecer.

Buenas, DIO vale apenas para o jfs e não para o jfs2 (apesar de aceito). E o
CIO só vale para o jfs2. Ok?

Quando o oracle abre os arquivos 10g (9i se não me engano)  ele já solicita que
sejam abertos com o CIO - se não me engano por padrão,  sendo que o mesmo vale
apenas para o arquivo manipulado. Para isso, na montagem deveria ser informado
que será utilizado CIO.  É importante salientar que um FS montado com CIO não
tem suporte à execução de comandos assim, o produto não pode ser montado com
CIO, sendo assim, CIO deve ser utilizado apenas em FS exclusivamente para
datafiles, redo, etc. Também não se deve utilizar o parametro DIO e CIO junto,
o CIO sobrepõe o DIO.

Documentos legais para se ler:
http://www.ibm.com/developerworks/aix/library/au-aixoracle/
http://www-03.ibm.com/support/techdocs/atsmastr.nsf/5cb5ed706d254a8186256c71006d2e0a/bae31a51a00fa0018625721f00268dc4/$FILE/Oracle%20Architecture%20and%20Tuning%20on%20AIX.pdf

PG: 33 e 34.

No que diz respeito ao Oracle, o documento cita, mas outros parâmetros o
ajudarão a ter boa performance no que diz respeito a I/O. Ah, não esquecendo,
se I/O é crucial, não esqueça de usar RAID 10 (ou 0+1, depedendendo do seu
storage), e o principal, SQL´s bem tunados! :-)

Sucesso,

Anderson Haertel Rodrigues
Consultor Oracle
TEIKO Soluções em Tecnologia da Informação
Blumenau/SC (47) - 3035 3777 - (47) 9178 0170
www.teiko.com.br
Email: [EMAIL PROTECTED]