Oi Adonai,

Existem algumas formas de efetuar um backup full do seu banco e depois
recuperá-lo.

Eu aconselho efetuar o seguinte:

1. Efetue uma cópia completa do seu banco de dados (controlfiles, redo,
datafiles, eu aproveito e já copio os tempfiles, se não forem muito
grandes), utilize esse link para verificar, pelo banco, como achar todos os
arquivos
http://trilha0.blogspot.com/2008/05/encontrando-controlfiles-datafiles.html
2. Copie também o arquivo de parâmetros: pfile ou spfile e o arquivo de
senhas orapw[SID]
3. Não esquecer que é uma cópia fria, o banco deve estar baixado

Com essa cópia na mão, pode formatar a máquina sem problemas. Depois é só
recuperar tudo, no mesmo lugar de onde os tirou.

Essa é uma alternativa.

[]'s
Braga