--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Correio - Gmail <[EMAIL PROTECTED]>
escreveu

> Pessoal,
>

> Uma dúvida, tenho um banco Oracle 10gr2 rodando num RedHat 5 e o
consumo de
> memória pela lista de processos do linux assusta.

PRIMEIRO de tudo, vc entende o conceito de shared memory no Linux ???
De que maneira vc está consultando o uso de memória, a tool que vc usa
já "desconta" a memória shared ou não ? Outra, vc sabe que quando vc
starta um sistema unix-like (como é o linux), o NORMAL e NATURAL, por
DEFINIÇÃO, é que o sistema reserve praticamente TODA A RAM para si, e
depois, cfrme as aplicações forem pedindo, ele vai "liberando" a RAM
pra elas ? Por causa disso, SE vc consultar a memória física livre,
ela SEMPRE vai ser baixa, o grosso está sendo ALOCADO e CONTROLADO
pelo SO, yes ??? A nota 341782.1 , subject "Linux Quick Reference" no
metalink (Suporte Oracle) contém alguns links interessantes para o
assunto, e (claro) qquer site técnico de linux também te daria as
mesmas explicações , ou até mais detalhadas...

=> Provavelmente, pelo que vc diz, creio que utilização de tools que
não descontam shared ram do total, E desconhecimento do fato de que
SGA *** não é *** toda a RAM que o banco Oracle usa (em conexões
dedicadas, CADA conexão é um novo processo, que FATALMENTE aloca RAM
fora da SGA, RAM ** viva **, não-shared) explicam o seu caso abaixo,
mas de qquer maneira, comento que :

>1)que parâmetro devo
> configurar para que Oracle não ultrapasse 2GB de memória do servidor

Por "oracle" vc quer dizer a RAM alocada para os caches e usos do
servidor (ie, a SGA) mais a RAM alocada para cada processo de conexão
dedicada, é isso ? SE sim, não há um parâmetro único que controle
isso, vc usa os params de SGA para controlar a SGA, os params de PGA
para controlar PGA , E ainda pode limitar a qtdade máxima de sessões,
via parâmetro processes, triggers de logon, profiles ou algumas outras
opções

, 2) o
> oracle desaloca memória fisica da lista de processos do sistema
operacional,
> quando não existe a necessidade de utilizar?

NÃO, o Oracle **** NÂO É **** Sistema Oparacional para controlar
processos, mexer em entranhas de arquitetura de sistema NÂO É tarefa
de banco de dados, ele já tem os seus problemas (e não poucos) para
resolver.... O que ele PODE fazer é, SE vc estiver usando um release
de banco que permite, ter SGA e PGA automáticas, aí ele pode
aumentar/diminuir alocação DESSES CARAS cfrme preciso (já que são
processos INTERNOS dele, banco), mas NÂO,  ele não sai caçando no SO
processos de onde remover RAM, não...

> realizando a respeito da utilização de memória esta errada? Rs...
Detalhe é
> que consultando a SGA, tenho um target definido de 860MB.

target é o limite ** DESEJADO **, quanto está o MÀXIMO para SGA ??? SE
estiver maior que o target, ÒBVIO, o banco se precisar vai alocar até
o limite máximo que vc especificou...