Oi Daniel,

Trabalho com um servidor RH5 com 32G de RAM e passo por problema parecido.
Li a resposta do Chiappa e está correto, quem cuida da memória é o SO e tem
um processo do SO que "reserva" memória não utilizada para que determinado
processo ou programa execute mais rápido da próxima vez que for executado
(há vários assuntos técnicos a esse respeito, é bom buscar alguns para
compreender melhor o conceito).

Para ajudar o que foi dito, utilize o "htop", que é um programa (funciona
com RH) e mostra o real consumo de memória e a memória que está "cacheada"
(shared) para outros aplicativos.

[]'s
Braga

Marcos Aurélio Braga