A Oracle recomenda de 40 a 60% de uso de memória da máquina.

  ----- Original Message -----
  From: Marcos Braga
  To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Thursday, July 10, 2008 8:45 PM
  Subject: Re: [oracle_br] Consumo de memória

  Oi Daniel,

  Trabalho com um servidor RH5 com 32G de RAM e passo por problema parecido.
  Li a resposta do Chiappa e está correto, quem cuida da memória é o SO e tem
  um processo do SO que "reserva" memória não utilizada para que determinado
  processo ou programa execute mais rápido da próxima vez que for executado
  (há vários assuntos técnicos a esse respeito, é bom buscar alguns para
  compreender melhor o conceito).

  Para ajudar o que foi dito, utilize o "htop", que é um programa (funciona
  com RH) e mostra o real consumo de memória e a memória que está "cacheada"
  (shared) para outros aplicativos.

  []'s
  Braga

  Marcos Aurélio Braga