Olá Rosivaldo,
Encontrei um outro arquivo opmn.xml dentro do Oracle_home\opmn\conf

dentro dele encontrei essa parte:

<process-type id="OC4J_BI_Forms" module-id="OC4J">
               <environment>
                  <variable id="DISPLAY" value="localhost:0"/>
                  <variable id="LD_LIBRARY_PATH"
value="c:\ias10g\lib32:c:\ias10g\lib:c:\ias10g\jdk\jre\lib\sparc"/>
               </environment>
               <module-data>
                  <category id="start-parameters">
                     <data id="java-options" value="-server -Xrs
-Djava.security.policy=c:\ias10g\j2ee\OC4J_BI_Forms\config\java2.policy
-Djava.awt.headless=true -Xmx1024M -Xms256M"/>
                     <data id="oc4j-options" value="-properties -userThreads "/>

onde era -Xmx512M -Xms128M eu alterei pra -Xmx1024M -Xms256M. seria essa a
alteração que vc falou??
eu poderia aumentar mais ainda esses valores?? meus servers têm 8G de ram cada
um.

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda. Abs, André