Sim, com o rman eu não preciso parar o banco para ter um bkp!  O bkp é
inconsistente mas eu o torno consistente a partir da aplicação de
archives.

Concordo plenamento com vc.; a questão é não deixar o rman tornar os
bkpsets/image copies obsoletos em função da recovery window selecionada.

O banco deve ser parado caso eu realizar uma cópia física do servidor
(SO/bins do oracle/dados) para efeito de auditoria via PPRC da IBM
(shark/SAN) por exemplo (as LUNS associadas ao servidor são replicadas).
Obviamente, se eu não parar o banco, a copia será inconsistente!

Quanto as lics.: Já tivemos várias discussões com a oracle a esse repeito.
Ainda existem muitas questões em aberto (que eles não encaminham
formalmente) qto. ao SGBD e tbm. quanto ao novo weblogic server adquirido
da BEA. A questão dos fatores de ajuste associadas ao processador
utilizado tbm. é uma questão bastante controversa.

Eliandro.