________________________________
De: jlchiappa <jlchia...@yahoo.com.br>
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Segunda-feira, 22 de Junho de 2009 19:52:36
Assunto: [oracle_br] Re: DISPONIBILIDADE 24X7 (2 SITES)

Bom, primeiro de tudo é aquela água : principalmente depois de uma falha, se vc
pergunta pro gerentão/diretor/ whatever que tipo de disponibilidade ele vai
quere não tenha dúvida que ele enche a boca pra falar "ah, eu quero 100% quero
24x7, não, 20x7, 24x6, ** não serve **... Tá. mas TUDO TEM UM CUSTO, e vc TEM
QUE incluir no seu projeto isso... Por exemplo, ter dois sites separados
fisicamente é ** ótimo **, já que te dá até Disaster Recover, tipo, pegou fogo
no prédio como são sites diferentes o outro está inafetado, MAAAAS as opções de
processamento distribuído (RAC, Distributed Transactions, etc) simplesmente não
cabem num caso assim, a latência simplesmente te mataria, então vc VAI TER QUE
ter algum tipo de stand-by (via Dataguard, manual, o que for), o que implica
que vc vai ter vários custos não triviais aí :

a) licenciamento, a Oracle ** exige ** que o banco stand-by seja licenciado
mesmo que não esteja processando diretamente, seja só um espelho do original

b) o standby funciona enviando "dados" - normalmente redo logs, mas depende do
tipo de standby - pela rede, intensamente, então os dois sites *** TEM QUE TER
*** uma linha de rede pra interconexão EXTREMAMENTE potente, muito boa
mesmo.... Ou seja, além dos dois canais por onde o usuário chega ao site 1 ou
ao site 2, vc AINDA POR CIMA terá que ter um para o site 1 enviar os "dados"
pro standby no site 2...

c) duplicidade de tudo : vc terá dois banco, duas licenças, dois storages, etc,
etc, etc...

d) poder de máquina : evidentemente, se hoje vc não tem standby a sua carga de
trabalho do servidor é X, o standby significa que ALÉM desse mesmo trabalho vc
ainda terá que ficar enviando e controlando coisas pela rede, se hoje o banco
sem standby já tá num gargalo, isso terá que ser revisto, provavelmente uma
atualização de hardware .... Vc diz que hoje "há um grande volume de
transações", aí vem a pergunta , COMO está o teu SLA pra elas, vc tá cumprindo
no limite ? Pois é aquela, dependendo da tecnologia de standby adotada (que
depende se é banco Enterprise ou não, da versão, de que datatypes usa, etc) o
overhead a mais em se enviar os "dados" adicionais até o standby pode ser
significativo, e e já que é "24x7", opções de refresh não-online e automático
dos sites, que impõem menos (ou nenhum) overhead às transações ficam fora...

e) eventuais alterações na aplicação/ambiente : evidente, se hoje a aplicação
está configurada/ programada para se conectar diretamente ao servidor NNN no IP
X.Y.Z, evidentemente o site 2 é outro nome/outro IP, alguma solução de
transpência (BigIP, IP/hostnames virtuais, o que for) vai ter que ser usada E
as aplicações pode ser que tenham que ser alteradas para usar a tal solução

São coisas assim que vc tem que pensar e relacionar pro seu cliente, e TUDO com
levantamente PRECISO de custo, ok ?

--- Em oracle...@yahoogrup os.com.br, "William Gouveia" <gouv...@... > escreveu

http://br.maisbuscados.yahoo.com