  From: jlchiappa
  To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Thursday, August 20, 2009 6:32 PM
  Subject: [oracle_br] Re: Problema com tabela (Urgente)

    E é claro, só complementando, remoto ou não, ALGUÉM tem que fazer os checks
de integridade penso eu - como é que se pode garantir que é só essa tabela,
como é que se pode considerar válido esse dicionário de dados (e as tabelas
internas do banco) sem checar/validar ao menos?
  É uma necessidade essas tarefas após um crash de server/banco, imho....

  --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "jlchiappa" <jlchia...@...> escreveu

  > Ok, acredito que removendo os "complementos" , tipo constraints, índices,
partições, vc deva conseguir dropar esse sujeito, OU até mesmo, numa outra
opção, vc poderia tentar RENOMEAR o dito-cujo e criar o cara de novo a partir
dos seus exports...
  > Agora, uma recomendação : meu amigo, que esteja ** ESCRITO ** e ** ASSINADO
** em algum lugar que vc não se responsabiliza pela inra-estrutura, E que se
eles querem o ** mínimo ** de estabilidade eles TEM QUE investirem num bom
gerador, no-breaks senoidais de qualidade pors servidores, em
correção/estabilização das linhas elétricas.... Digo isso porque no meu último
cliente (que era uma indústria também, no interior de SP) volta e meia a região
enfrentava apagões e quetais, a infra externa da cidade realmente era meia
boca, se não fosse o gerador e os nobreaks ferozes que eles tinham o CPD deles
tinha ido pro saco faz tempo... E é aquele begócio, o Oracle é um banco de
dados parrudo, cheio de seguranças internas, confiável, mas falha de hardware e
infra não tem software que segure...

  > []s
  >
  > Chiappa
  > --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Akira" <akirasigma@> escreveu

isso o *provavelmente*. A região tem problema de energia, internet, asfalto,
meio de locomoção, etc.
oracle, criei a base e importei minha estrutura de erp.
(melhor) para esse banco. Mas como existe a lei de murphy, tinha que dar esse
problema antes de instalarem o novo.
dando problema, por ser uma tabela bem pequena também (uns 500 registros só), e
não encontrei nada no metalink à primeira vista.

se for banco importante nem é preciso dizer que não pode ser PROVAVELMENTE, vc
tem é que ter CERTEZA, descobrir mesmo o que aconteceu, ou ao menos fazer uma
verificação de hardware ** PROFUNDA ** para garantir que não aconteça mais,
senão vc tem um banco absolutamente INCONFIÀVEL em mãos...

objeto de um chamado no Suporte, é um erro sério

isso se faz com scripts sqlplus que ficam no servidor Oracle , em
$ORACLE_HOME/rdbms/admin , como o catalog e o catproc, vc os pode executar mas
TORNO A DIZER, se for um banco importante vc faz isso COM a juda do Suporte da
Oracle, e (óbvio) com BACKUP antes e com cópia de dados (via export, geração de
arqs texto, o que for)

http://sandeepredkar.blogspot.com/2009/06/ora-600-ktadrprc-1.html , que
basicamente reporta a questão como corrupção/inconsistência em tabs internas,
antes de recriar o dicionário (** com ** ajuda do Suporte, friso de novo) pode
valer a pena tentar remover constraints, types, índices e/ou as partições
pertencentes à essa tabela, tentar um TRUNCATE nela...

numa busca rapidinha não me trouxe nada específico, então recomendo que vc a
faça e veja se alguns dos bugs/cenários citados tem a ver com vc

objs internos, além das tools de verificação (que inclusive discutimos hoje
aqui no fórum) a Oracle nos dá scripts de checagem não dos blocos, mas do banco
como um todo, tais como citados nas notas Subject:"hcheck.sql script to check
for known problems in Oracle8i, Oracle9i, Oracle10g and Oracle 11g" com Doc
ID:36697.1 e nas nela citadas, SE o banco é importante vale uma checagem com
eles

aberto, mas consegui deixá-lo estável após dropar um objeto table que
provavelmente estava corrompido, usando procedimentos que encontrei no metalink.
isso, não consigo nem dropá-la para recriá-la. O dicionário de dados está com
problema, com certeza.