Ok, vamos lá:
O banco é 10.2.0.4 64bits Linux, a tablespace é gerenciada localmente,
usando gerenciamento automático de segmentos.

Segue DDL (com nomes alterados para preservar o cliente)
CREATE TABLESPACE DADOS DATAFILE
  'zzzzz1.dbf' SIZE 5000M AUTOEXTEND OFF,
  'zzzzz2.dbf' SIZE 5000M AUTOEXTEND OFF,
  'zzzzz3.dbf' SIZE 5000M AUTOEXTEND OFF,
  'zzzzz4.dbf' SIZE 5000M AUTOEXTEND OFF,
(....)
LOGGING
ONLINE
PERMANENT
EXTENT MANAGEMENT LOCAL AUTOALLOCATE
BLOCKSIZE 8K
SEGMENT SPACE MANAGEMENT AUTO
FLASHBACK ON;

Sum na DBA_SEGMENTS (em MB): 24403,5625
Sum na DBA_DATA_FILES (em MB): 30000

Ao consultar a DBA_SEGMENTS, vi que o NEXT_EXTENT está vazio (provavelmente
por causa do gerenciamento automático) mas achei os INITIAL_EXTENT de
algumas tabelas muito altos (1167523840, 412876800, 377880576, etc).

Não consegui enxergar nada na dba_free_space.

Executamos semanalmente um SHRINK TABLE em todas as tabelas.

Seriam eles (os INITIAL) os culpados?

Abraços,

Marcelo