Candiurudba,

Acho o fato de mensurar fisicamente o que cada DG ocupa não vale o esforço e
a logística de ocupação. Como você pode facilmente mensurar crescimento de
objetos agrupados por tipos (tabelas, indices, etc) através de consultas ao
dicionário de dados criando um histórico, acho que talvez a utilização de um
grande DG facilite a operação. Na prática, para organizar logicamente seu
banco você pode continuar mantendo indices e tabelas em TABLESPACES
diferentes, como fazemos em filesystems comuns.

Eu só vejo REALMENTE um ganho prático nisso se você tiver CANAIS diferentes
no STORAGE para montar as luns e quiser separar algum trabalho pesado de I/O
(algumas tabelas FATO grandes, ou um schema usado por um determinado sistema
que pesa mais) sem que isso signifique necessariamente separar INDICES e
TABELAS e sim separar objetos com demandas de I/O concorrentes.

Espero ter ajudado!

Abraços e boa sorte!

Marcelo