Bom, vc não diz mas IMAGINO que estamos falando aqui do exp, não do expdp,
right ? Muito bem, pra começo de conversa *** NEGATIVO *** , o parâmetro
COMPRESS (apesar do nome muitíssimo mal-escolhido) Não Faz nenhuma
'compactação', não Serve para diminuir o espaço usado, ele pode é AUMENTÁ-LO EM
MUITO, pelo seguinte : o que ele faz é somar o tamanho de TODOS os seus extents
no objeto original e criar um único Extentão desse tamanho , olha só :

=> digamos que eu tenha esse segmento (uma tabela, no caso) , com 86 extents
totalizando coisa de 125 Mb :

sc...@o10gr2:SQL>select sum(bytes), count(*) from user_extents where
segment_name='BIG_TABLE';

              SUM(BYTES)           COUNT(*)
------------------------ ------------------
             125.829.120                 86

=> ó se eu usar o COMPRESS (que é o DEFAULT, inclusive, veja abaixo !!) na
exportação :

C:\>exp help=y

Export: Release 10.2.0.4.0 - Production on Qui Jun 17 20:38:21 2010

Palavra-chave   DescriþÒo (Default)      Palavra-chave      DescriþÒo (Default)
USERID     nome de usußrio/senha          FULL         exportar arquivo inteiro
(N)
COMPRESS   importar para uma extensÒo (Y) RECORDLENGTH tamanho do registro de
E/S
GRANTS     exportar concess§es (Y)          INCTYPE      tipo de exportaþÒo incr
emental

==> tá vendo lá o Y indicando que o COMPRESS tá ativo por default ? Vou
exportar SEM contra-indicar o compress, espia :

C:\>exp scott/ti...@o10gr2 file=big_table.dmp log=big_table.exp tables=big_table
 rows=n

Export: Release 10.2.0.4.0 - Production on Qui Jun 17 20:40:38 2010

Copyright (c) 1982, 2007, Oracle.  All rights reserved.

Conectado a: Oracle Database 10g Enterprise Edition Release 10.2.0.4.0 - Product
ion
With the Partitioning, Oracle Label Security, OLAP, Data Mining Scoring Engine
and Real Application Testing options
ExportaþÒo executada no conjunto de caracteres de WE8MSWIN1252  e no conjunto de
 caracteres de AL16UTF16 NCHAR
Obs.: dados (linhas) da tabela nÒo serÒo exportados

Sobre exportar tabelas especificadas ... via Caminho Convencional ...
. . exportando tabela                      BIG_TABLE
ExportaþÒo encerrada com sucesso, sem advertÛncias.

==> olhe agora , eu pedi ROWS=N (portanto veio ** SEM DADOS **), mas olha lá o
tamanhão do INITIAL, a tabela SEM DADOS já vai ser criada com 125 Mb ... É **
ISSO *** que a porcaria do COMPRESS faz, veja (os *s pra destacar são meus) :

C:\>imp scott/ti...@o10gr2 file=big_table.dmp log=big_table.imp show=y

Import: Release 10.2.0.4.0 - Production on Qui Jun 17 20:41:10 2010

[...]

Arquivo de exportaþÒo criado por EXPORT:V10.02.01 via caminho convencional
importaþÒo realizada nos conjuntos de caracteres WE8MSWIN1252 e NCHAR AL16UTF16
. importando objetos de SCOTT para SCOTT
. importando objetos de SCOTT para SCOTT
 "CREATE TABLE "BIG_TABLE" ("OWNER" VARCHAR2(30) NOT NULL ENABLE, "OBJECT_NAM"
 "E" VARCHAR2(30) NOT NULL ENABLE, "SUBOBJECT_NAME" VARCHAR2(30), "OBJECT_ID""
 " NUMBER NOT NULL ENABLE, "DATA_OBJECT_ID" NUMBER, "OBJECT_TYPE" VARCHAR2(19"
 "), "CREATED" DATE NOT NULL ENABLE, "LAST_DDL_TIME" DATE NOT NULL ENABLE, "T"
 "IMESTAMP" VARCHAR2(19), "STATUS" VARCHAR2(7), "TEMPORARY" VARCHAR2(1), "GEN"
 "ERATED" VARCHAR2(1), "SECONDARY" VARCHAR2(1))  PCTFREE 10 PCTUSED 40 INITRA"
 "NS 1 MAXTRANS 255 STORAGE(INITIAL **** 125829120 **** FREELISTS 1 FREELIST
GROUPS 1 B"
 "UFFER_POOL DEFAULT) TABLESPACE "USERS" LOGGING NOCOMPRESS"
ImportaþÒo encerrada com sucesso, sem advertÛncias.

yes ?????? Então o COMPRESS ainda que fosse possível ***** Não Seria **** a sua
solução, ao contrário, ELE é que causa tabelas vazias serem criadas com um
tamanhão initial enorme.... Pra mim quem fez esse export pra vc simplesmente
*** Não Conhece *** o funcionamento do export e deixou o default do COMPRESS,
por isso que os seus INITIALs tão enormes, blz ?

 Como soluções possíveis (afora a Óbvia de mandar a pessoa fazer e te dar um
novo .dmp direito/decente) :

 1. se esse export foi feito com FULL=Y (além do ROWS=N que deve ter, já que vc
diz que é só estruturas), vc poderia EXTRAIR o texto dos Create Table de dentro
do arquivo .dmp com o freeware DDL Wizard (http://ddlwizard.com/) , aí vc os
edita/altera como quiser , não só alterando INITIAL como QUALQUER outra
cláusula que quiser : Parallel, Logging, INITRANS/MAXTRANS, o que quiser

 2. vc pode usa a opção INDEXFILE=nomedeumarquivo.sql no import, com isso os
CREATE TABLE e os CREATE INDEXES serão extraídos para o arquivo citado : a
desvantagem é que vai ter comentários no comando, cfrme o tamanho pode ter
quebra de linha, vc teria que dar uma ajeitada nesse arquivo com um editor de
texto

 3. importa assim mesmo e depois escreve um script pra fazer MOVE das tabelas,
indicando um novo INITIAL

 De momento é isso que eu me lembro...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Alex Octan <a...@...> escreveu