Olá Luiz,

Só esclarecendo a dúvida quanto a limitação do tamanho.

Essa limitação está somente nos tablespaces SMALLFILES, onde o Oracle
suporta 4000 (quatro mil) blocos em cada datafile, e 1022 (se não me engano)
datafiles por tablespace; se levarmos em consideração que o tamanho padrão
do bloco é 8196, portanto teremos quase 32G em um datafile, o que é
considerado, por alguns, como uma limitação do sistema operacional, mas não
tem nada haver, é limitação da tablespace SMALLFILE.

Em BIGFILE tablespaces você não tem essa limitação, porque o Oracle cria
somente um datafile (não me recordo qual era o limite, mas estava rondando
os TeraBytes).

Quanto a questão da performance no restore de arquivos, já tive muito
problema com isso, que foram causados em hosts standalone com discos locais,
e quando instalamos Storage, não vi mais diferença em restaurar um
tablespace com 5 datafiles ou uma tablespace com mesmo tamanho de 1
datafile.

Mas se pensarmos um pouco também chega-se a conclusão de que..., se
efetuarmos um restore da tablespace tal o tamanho é o mesmo. Penso que a
vantagem é se um dos datafiles que fazem parte da tablespace estiver com
problemas, aí sim um restore será mais performático do que efetuar um
restore de um datafile grande (mas só nesses casos).

Bom..., essa é minha opinião.

[]s
Braga