Fala Luiz!

Cara, dependendo de como for a distribuição dos datafiles nos filesystems,
pode ser vantajoso você ter datafiles menores.

Você pode, por exemplo, mover um arquivo para outro disco, mesmo que
temporariamente, se estiver com problemas de espaço. Quaisquer operações de
arquivos que você fizer serão mais rápidas e você pode fazer por etapas.

Se você quiser rodar comandos de arquivo como o DBV, passa pelos mesmos
problemas mencionados acima.

Se você tiver uma tabela bem grande e particionada, pode ser interessante
separar os dados por tablespaces ao invés de ter uma gigantona. Com isso
você facilita possíveis expurgos e consegue mover dados históricos pra
discos mais baratos (menos performáticos :S).

Você pode ter uma melhora de performance se puder distribuir os datafiles
entre discos diferentes, mas acredito que não seja o seu caso porque eu acho
que você já pensou nisso.

Fora isso, problema de operação mesmo, não vejo nenhum no momento.

Abraços.

Atenciosamente,
Gleyson Melo
Oracle Database 10g Administrator Certified Professional