Acho que temos que pensar bastante nos prejuizos de não se utilizar do
Dataguard, que são muitos, e o único benefício desse tipo de solução que vejo é
a redução de custos de se utilizar uma edição com licenciamento mais baixo e
por
procesador físico (e não por core - no caso SE e SEO)...

Algumas coisas que acredito que NÃO sejam triviais de implementar manualmente
em
uma replicação:

FAL Server
Correção de gaps em duas vias
Failover automático com os serviços de arquivamento agindo de acordo com o
papel
desempenhado pelo nó
Implementar um modo de máxima disponbilidade (que fique transitando de acordo
com thresholds definidos entre os níveis de proteção de máxima segurança e
máxima performance)
Controlar a remoção "indevida" de archives que não foram corretamente replicados
Active Dataguard
Flexibilidades na utilização de SQL Apply

Com certeza devem existir outras e talvez nem todas sejam relevantes para
determinados ambientes, acho que como aprendizado é muito interessante mas
comercialmente falando talvez seja uma "sinuca de bico" afinal isso pode
representar uma redução de custo de repente 200/300k facilmente, mas se alguma
empresa grande tem a preocupação de ter essa "maior disponibilidade" ela tem de
entender os custos desse tipo de solução, implementar manualmente por questões
de custo não deixa de ser uma alternativa, mas se pensarmos sempre em
alternativas em relação a custo acho que 50% dos nossos bancos não seriam
Oracle...

Apesar disso se esses 200/300k de custo de licenciamento (mais os custos de
suporte) viessem para o meu bolso (que fosse 25% do montante) também estaria eu
pensando como vocês :)

 Caio Spadafora,
Database Administrator,
http://digitalgrimoa.blogspot.com/