Senhores,

Na verdade já implementei o standby manual, no momento faço a validação para
saber se estão sincronizados de forma automática e todo o processo de
aplicação dos logs e remoção dos logs já aplicados vide script abaixo:

  for LOG in "`grep ORA-00278 $STANDBYDIR/logs/$INSTANCIA.log`"; do
    rm `echo -n "$LOG" | awk '{print $4}' | sed s/\'//g | perl -0pe
's/[\r\n]/ /g' `
  done

  for LOG in "`grep longer $STANDBYDIR/logs/$INSTANCIA.log | grep -v ^no`";
do
    rm `echo -n "$LOG" | awk '{print $1}' | sed s/\'//g | perl -0pe
's/[\r\n]/ /g' `
  done
Esse é um pequeno pedaço. O que eu acredito ainda ser possível é não ter
perda de dados, onde ja tenhos todos os archives aplicados ao standby e
ainda uma replica dos redos online no meu standby. Esta replica é via block
device usando ou recursos de replica de storage ou DRBD no Linux. Dada a
queda da produção posso aplicar até os redos online trasendo as
alterações até o último momento, tendo perda zero de informações.

O FAL não é uma preocupação já que da para implementar um daemon que faça o
que ele faz, isso é bem tranquilo.

Olha que ainda é possível montar um standby com automatic fail over. Se
integrar o heartbeat do Linux junto a estes scripts acredito que da pra
montar uma solução muito legal e de switch automático. Vocês acham que é
fácil vender um produto deste? Um standby com standard e sem perda? Acho que
é um produto legal para DR. Lembrando que isso aqui não tem nada há ver com
backup, isso é só solução para DR.

Acredito que nem todo mundo tem grana para adquirir Enterprise e as vezes
precisa dele só por causa do DG.

Atenciosamente,

Marcos Fontana