Gustavo,

Primeiramente, para você começar seus estudos com o pé direito, eu
recomendaria que você deixasse de lado seu Ubuntu e instalasse uma
distribuição homologada pela Oracle. No seu caso recomendo o Oracle
Enterprise Linux, que é free (sem suporte) e pode ser baixado do site
da Oracle.

Com isso, você já pode seguir uma documentação oficial de instalação
que pode ser encontrada no Tahiti (http://tahiti.oracle.com) e
instalar seu banco de dados muito mais facilmente.

O padrão OFA (Optimal Flexible Architecture) que define o que a Oracle
acha que é o melhor caminho (no disco) para instalar o Oracle mudou um
pouco a partir da versão 11g, e muita gente que está acostumada com o
OFA antigo acaba usando os caminhos que estão acostumados.
O instalador não proíbe a instalação no caminho que você sugeriu,
provavelmente o erro é por causa do tamanho.

--
Ivan Ricardo Schuster
OCP 10g/11g

Responder a