Olá Márcio, olá pessoal

Posso dar meu pitaco? Estou longe de ter a experiência da maioria aqui, mas
lendo este e-mail percebi que o problema é muito mais “político” do que técnico.

Pelo que entendi, a equipe de infra da tua empresa resolveu usar esta política
de backup, copiando imagens inteiras dos discos, visando praticidade (pois
copiando imagens inteiras, TUDO está backupeado). É isso mesmo que entendi?

Acredito que você, como DBA, não precisa conflitar com esta política.

Não seria possível vc implementar backups com RMAN, guardando os backups no
próprio disco?

Backups full, archives, controlfile.... fazer esses backups no mesmo disco (se
houver espaço disponível, é claro), e assim eles entrariam também no backup do
mirror.

Ou seja, quando precisar restaurar o backup da LTO, provavelmente o banco
estará corrompido, mas aí vc faz um restore/recovery do teu backup full RMAN,
aplicando os archives.

Assim a infra continua fazendo fazendo os backups do mirror (pra eles é
transparente o fato de ter backups RMAN no meio dos dados), mas agora vc tem um
backup muito mais seguro caso precise de um restore.

Por favor pessoal, caso eu tenha falado alguma besteira, fiquem a vontade para
me corrigir, estou aqui pra aprender!

Abraços

Milton