  From: jljlsilva
  To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Monday, June 06, 2011 4:30 PM
  Subject: [oracle_br] Re: DBWR lento

  fala Marcelo Procksch. blz?
  na verdade, esse problema nem é meu.
  só entrei no assunto do fábio gibon porque o chiappa falou que o redolog de
200mb por membro era muito pequeno e que deveria jogar para 2gb por membro no
mínimo. e eu achei exagerado 2gb por membro.
  mas enfim, o fábio não citou o tmanho do banco dele, nem se ele considera que
o banco dele tem muito volume de redolog gerado por hora, e nem quantos switch
está fazendo atualmente. isso realmente é muito relativo.

  por falar nisso, o fábio gibon falou que "o dbwr não passa de 6Mb/segundo de
taxa de IO". também fiquei curioso para saber de onde ele tirou essa
informação. tem no enterprise manager do 11g? ou no awr?

  --- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Marcelo Procksch <marceloprocksch@...>
escreveu

> [...]
  > sincronizar mais vezes deixando todo o processo mais lento.
  >
  > Para banco de dados o recomendável é usar raid 10, mais nem todo banco de
  > dados pode ter essa configuração devido o alto custo, vejo muita gente
  > configurar raid 5 para banco de dados, raid 5 é lento para banco de dados,
  > veja se não é seu caso.
  >
  > Outro problema que encontro por ai são grupos de redo log com muitos membros
  > apontando para o mesmo disco, o ideal é ter os membros do grupo de redo em
  > discos separados para distribuir o IO, veja se não é seu caso.
  >

  > Verifique como está seu ambiente, e nos informe.

Repito,

PRETENSÂO

http://kevinclosson.wordpress.com/2007/08/10/learn-how-to-obliterate-processor-caches-configure-lots-and-lots-of-dbwr-processes/,

http://kevinclosson.wordpress.com/2007/08/17/over-configuring-dbwr-processes-part-ii/e

http://kevinclosson.wordpress.com/2007/08/17/over-configuring-dbwr-processes-part-iii/,
 que lá o autor discorre longamente sobre os quês e porquês... Sobre como