Não entendi o que vc quis dizer....

"Os outros 2 datafiles"?

Primeiro seria legal vc passar qual é o seu ambiente, inclusive perguntei
pra vc no e-mail
abaixo se vc só tem um datafile nessa tablespace.

Mas respondendo:
O Oracle não vai "percorrer 2 datafiles inteiros" como vc perguntou.

Não sei qual o seu conhecimento da arquitetura Oracle... mas um datafile
pode conter várias e várias
tabelas, vários índices, bem como vários outros tipos de objetos.
Portanto o Oracle não vai percorrer "um datafile inteiro" para procurar um
registro.
Ele vai procurar somente no segmento  da TABELA onde vc está fazendo seu
select.

Além disso, existem os índices para que o banco não precise varrer a tabela
inteira,
e vai direto ao local físico onde se encontra o registro desejado.

Não sei se entendi o que vc quis dizer, o que vc quis perguntar, mas a
impressão que
vc passou é que vc preferia ter apenas 1 datafile gigante do que ter vários
datafiles, é isso?
Se vc tem esse conceito, de que 1 datafile é mais rápido do que ter vários
datafiles no mesmo
tablespace, vc está enganado!
Pode criar mais datafiles a vontade.

Att,