Srs,

eu sei que o foco da lista não é especificamente EBS, mas se alguém passar
por uma situacao parecida, fica a solucao que eu encontrei (obrigado pelo
link Chiappa).

vou postar apenas a parte da rotina que localiza o arquivo no webserver e
gera uma URL que abre uma janela de download pro usuario:

l_node := fnd_conc_private_utils.get_fs_svc_name(l_node);

id := fnd_webfile.create_id( L_DIR||'/' || L_FILE_ZIP,
                                l_node,
                                100,
                                'application/postscript',
                                NULL,
                                'BINARY',
                                'Y');

l_base := fnd_profile.value('APPS_WEB_AGENT');

pos := instr(l_base, '/', 1, 3);

if (pos > 0) then
       l_base := substr(l_base, 1, pos - 1);
end if;

url := l_base || '/OA_CGI/FNDWRR.exe?' || 'temp_id=' || id;

fnd_utilities.open_url(url);

Nino