Juliano,

Trabalho com Oracle desde 1995, na época versão 7.2. Começei com o Oracle em
HP-UX. Um ano após o lançamento do Oracle 9i, fiz o downgrade para para uma
máquina windows, na época o processador não era intel, mas um processador DEC
Alpha 64bits.

A máquina era um avião em compração com a antiga com HP-UX, mas o SO
infelizmente era Windows. A Microsoft dava os primeiros passos para a
plataforma 64bits, descontinuando o SO para a plataforma Alpha (o que matou o
processador, o Linux ainda não tinha versão para Alpha). Posso dizer que a
experiência foi sofrível. Problemas de memória (a máquina tinha 4Gb mas
qualquer acesso acima de 2Gb já dava uma incrível mensagem de "memory leak"),
processador a 100% do nada, máquina travando... Foi preciso remover um pente de
memória para conseguir trabalhar no ambiente. Resumo: todos os problemas
resolvidos quando migramos para um DELL Dual Xeon com LINUX.

A velocidade em mesmo hardware, comparando Linux e Windows, fica em média 30% a
favor do Linux. Porque? No Linux vc não vai instalar anti-virus, nem
compartilhamento, nem AD, nem modo gráfico, etc. Usuário comum não vai ficar
bisbilhotando a máquina, de preferência, coloque em modo caracter que já
restringe 90% da curiosidade. Resumindo, uma frase que até já falei aqui: no
servidor com Oracle, nenhum software a mais, no máximo instalo o sistema
operacional.

Dados técnicos: procure a diferença entre Multitask e Multithread.

Ederson Elias
DBA Oracle
http://br.linkedin.com/pub/ederson-elias/24/8b/8b0

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, juliano ribeiro <julianonoizaum@...>