Vamos ver o que os eventuais experts em netbackup dizem, mas eu ** realmente
DUVIDO ** : veja vc, o ASM ** não é ** um filesystem, ie, não é um dispositivo
que possa ser acessado diretamente a partir do SO - ele é um Gerenciador de
Volumes, ie, um software que vai "agrupar" e "formatar" seus discos físicos num
formato interno, secreto e fechado, só por ele conhecido, okdoc ?? Eu ** duvido
** que qquer versão do netbackup saiba "decodificar" esse formato.... E isso é
assim com praticamente TODOS os fornecedores de volume managers (veritas, IBM,
etc, etc) : o formato interno dos volumes que ele cria Não é Público, e eles OU
eles te dão um software extra para que os volumes possam ser acessados pela API
comum do SO, OU te dão um software que permite que vc crie filesystems (ou o
equivalente a isso) nos seus volumes OU te dão um software próprio de backup
que vc deve usar ....
 No caso do ASM :

 =>  se vc não quiser ter nada mais além do netbackup presente, a opção é (se
for ASM 11g) vc instalar o tal "software para criar filesystems em cima dos
volumes", que se chama ASMFS (ASM File System) - eu mesmo nunca precisei desse
cara, mas sei que ele existe e de modo geral não tenho ouvido grandes
reclamações dele

 => se for possível/viável abandonar o netbackup totalmente em favor do RMAN (o
tal "software próprio de backup" no caso do ASM), cabou, o RMAN acessa
normalmente volumes ASM

 => se não for possível abandonar o netbackup E o backup for pra fita E não tem
como se ter ASMFS  a opção final seria vc ter o RMAN, mas instalar também um
DRIVER, um software apropriado para fazer o netbackup "conversar" com o RMAN,
aí a gravação em fita continua sendo feita pelo netbackup MAS a leitura dos
dados nos volumes ASM vai ser feita "por trás", pelo RMAN, através desse
software extra : esse software (até as versões que vi sendo usadas, que eram um
pouco mais antigas que a 7) se chamava "Oracle Netbackup Agent" - consulte no
Suporte do netbackup que vc certamente acha refs para a versão adequada desse
cara...
   Já se o backup é para disco, se o disk device de destino for acessível ao SO
vc Tem toda a chance de fazer o backup para disco com o RMAN e depois passar
esses arqs de backup para a fita pelo netbackup....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "lfr_66" <luizfernandorocha@...> escreveu

> Pessoal,
>
> Alguém sabe dizer se a tecnologia Oracle ASM é suportada pelo NetBackup
> 7.1.0.1? Consigo executar algum tipo de backup utilizando essas 2 tecnologias
> ou obrigatoriamente devo usar o RMAN?
>
> Obrigado!
>
> Luiz Rocha

Responder a