Ah, e um detalhe adicional muito importante, que é também outra opção para
backup : é claro, normalmente os seus disk volumes estão num ARRAY, ie, num
gabinete de storage cheio de discos - praticamente TODOS os fornecedores de
storages/arrays de discos te dão algum software deles de backup físico, ie, de
"cópia" binária dos discos físicos via snapshot... Isso é Muito Rápido, e é uma
opção, MAS se vc for fazer backup hot, online, de volumes , vc TEM QUE SE
ASSEGURAR que o volume manager é Suportado / controlado pelo tal software de
backup de arrays - caso contrário, podem acontecer Desastres como o volume
manager querer gravar dados num disco/setor que já foi backupeado pelo tal
software de backup de arrays, isso é Corrupção garantida.....
   Se vc for optar por software desse tipo, de backup via snapshots  binários
do array (o que alguns fornecedores chama de flashbackup, outros de physical
backup, enfim, o nome de fantasia varia) , ALGUÉM tem que te garantir que o
software, o array/storage E o gerenciador de volumes são 100% compatíveis entre
si, que não haverá conflitos de gravação/leitura, que tudo NECESSARIAMENTE
estará Consistente mesmo com o database ativo, okdoc ?????

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "J. Laurindo Chiappa" <jlchiappa@...>
escreveu

>   Vamos ver o que os eventuais experts em netbackup dizem, mas eu **
> realmente DUVIDO ** : veja vc, o ASM ** não é ** um filesystem, ie, não é um
> dispositivo que possa ser acessado diretamente a partir do SO - ele é um
> Gerenciador de Volumes, ie, um software que vai "agrupar" e "formatar" seus
> discos físicos num formato interno, secreto e fechado, só por ele conhecido,
> okdoc ?? Eu ** duvido ** que qquer versão do netbackup saiba "decodificar"
> esse formato.... E isso é assim com praticamente TODOS os fornecedores de
> [...]

Responder a