Colega, para podermos te dizer como acessar o sistema/aplicação a partir de
uma outra máquina, vc necessariamente TERIA que nos descrever a instalação da
aplicação (ie, quais arquivos dela estão em que máquinas), nos dizer a
arquitetura da aplicação (se client/server ou web), e infos todas do tipo : só
aí podemos te dizer "ah, já que é client/server E composta por arquivos
executáveis vc ou copia os arqs pra nova máquina ou os coloca num servidor de
arquivos público" ou então poderemos dizer "ah, já que é n-tier  E vc tem o
webserver X E a app usa Java na máquina-cliente, basta vc configurar o acesso
de rede entre a máquina do usuário (via browser) e instalar o Java na máquina
cliente".... okdoc ?? sem isso estaremos adivinhando....

 OBS : Porém, eu vi que diversas vezes vc citou "oracle xe" - SERÁ que na
verdade ao invés de "acessar o sistema" vc na verdade não queria "acessar o
database XE"  a partir de uma máquina remota ??????
 SE for isso, é extremamente simples : o XE por default já criou um Listener e
já se registrou nesse Listener, então é só se assegurar que :

  - há conexão via rede entre as duas máquinas

  - não há firewalls (externos ou de SO), nem filtros de pacote/policies,
enfim, nenhuma restrição de rede entre as duas máquinas

  - se o acesso desejado não é via jdbc thin driver (que não exige nada), aí a
máquina remota TEM que ter instalado e configurado o Oracle Client, o software
de conexão para databases Oracle

  Exemplo :

    tenho XE numa máquina Windows, quero acessar a partir de uma linux - em
tudo Estando configurado / instalado E não havendo restrição de rede, sem probs
:

=> na máquina Windows onde está o XE :

SQL> connect system@xe
Informe a senha:
Conectado.
SQL> host lsnrctl status

LSNRCTL for 32-bit Windows: Version 11.2.0.2.0 - Production on 12-DEZ-2012 17:13
:51

Copyright (c) 1991, 2010, Oracle.  All rights reserved.

Estabelecendo conexÒo com (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=IPC)(KEY=EXTPROC1)))
STATUS do LISTENER
------------------------
Apelido                   LISTENER
VersÒo                    TNSLSNR for 32-bit Windows: Version 11.2.0.2.0 - Produ
ction
Data Inicial              12-DEZ-2012 16:30:01
Funcionamento         0 dias 0 hr. 43 min. 50 seg
NÝvel de Anßlise     off
Seguranþa              ON: Local OS Authentication
SNMP                      OFF
Serviþo Default           XE
Arq. ParÔm. Listn.    C:\oraclexe\app\oracle\product\11.2.0\server\network\admin
\listener.ora
Arq. Log Listener    C:\oraclexe\app\oracle\diag\tnslsnr\meuserverlocal\listene
r\alert\log.xml
Resumo de Atendimento...
  (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=ipc)(PIPENAME=\\.\pipe\EXTPROC1ipc)))
  (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=meuserverlocal.local.dom)(PORT=
1522)))
  (DESCRIPTION=(ADDRESS=(PROTOCOL=tcp)(HOST=meuserverlocal.local.dom)(PORT=
8080))(Presentation=HTTP)(Session=RAW))
Resumo de Serviþos...
O serviþo "CLRExtProc" tem 1 instÔncia(s).
  InstÔncia "CLRExtProc", status UNKNOWN, tem 1 handler(s) para este serviþo...
O serviþo "PLSExtProc" tem 1 instÔncia(s).
  InstÔncia "PLSExtProc", status UNKNOWN, tem 1 handler(s) para este serviþo...
O serviþo "XEXDB" tem 1 instÔncia(s).
  InstÔncia "xe", status READY, tem 1 handler(s) para este serviþo...
O serviþo "xe" tem 1 instÔncia(s).
  InstÔncia "xe", status READY, tem 1 handler(s) para este serviþo...
O comando foi executado com Ûxito

SQL>

=> na máquina Linux remota que quer conectar nele :

[oracle@localhost ~]$ tnsping xe

TNS Ping Utility for Linux: Version 11.2.0.2.0 - Production on 12-DEC-2012
16:52:59

Copyright (c) 1997, 2010, Oracle.  All rights reserved.

Used parameter files:

Used TNSNAMES adapter to resolve the alias
Attempting to contact (DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (PROTOCOL =
TCP)(HOST = ipdoservidorremoto)(PORT = 1522))) (CONNECT_DATA = (SERVICE_NAME =
XE)))
OK (40 msec)

[oracle@localhost ~]$ sqlplus system@xe

SQL*Plus: Release 11.2.0.2.0 Production on Wed Dec 12 16:53:26 2012

Copyright (c) 1982, 2010, Oracle.  All rights reserved.

Enter password:

Connected to:
Oracle Database 11g Express Edition Release 11.2.0.2.0 - Production

SQL> select * from v$version;

BANNER
Oracle Database 11g Express Edition Release 11.2.0.2.0 - Production
PL/SQL Release 11.2.0.2.0 - Production
CORE    11.2.0.2.0      Production
TNS for 32-bit Windows: Version 11.2.0.2.0 - Production
NLSRTL Version 11.2.0.2.0 - Production

SQL>

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "afonso" <afonso_jalmoreira@...> escreveu

> Ola Pessoal boa tarde
>
> Desenvolvi um sistema pequeno onde uso varios SP,Functions Etc. Esse sistema
> esta instalado num micro com windows 7 32bits, alguem poderia me dar um passo
> a passo de como acessar esse sistema a  patir de outra maquina(windows 7
> 32bits tb.
>
> abraços
> afonso
> Estuduionet