Alô Afonso,

Entendi, o seu sistema é client-server e se conecta via ODBC.

No servidor onde está o Oracle XE, vc precisa iniciar o listener que não é
iniciado junto com banco.
Abra um prompt e rode:
lsnrctl start

Agora, nas estações:
Vc precisará baixar o Oracle Client do site da Oracle (se não tiver), é uma
aplicação separada do software que instala o XE. Escolha a versão de acordo com
o sistema operacional das suas estações.

Instale nas estações o Oracle client, adicionando Oracle ODBC.
Vc precisará configurar o TNSNAMES.ora nas estações, faça isto usando o Net
Configuration Assistant, informando o IP do servidor onde está o Oracle XE.
Agora, vc deverá configurar o ODBC, usando o nome que vc informou no
configurador (chama-se "álias"), juntamente com o usuário e senha do
repositório (chama-se "owner"). Faça o ODBC Test e se ok, pode configurar no
seu sistema NetCobol com este odbc que vai funcionar.

Saudades do velho COBOL...

Ederson Elias
DBA Oracle
http://br.linkedin.com/pub/ederson-elias/24/8b/8b0