Veja bem, *** NÃO É *** a instância que "escuta" coisa alguma, mas sim o
listener.... O que acontece é que uma instância sempre tenta se REGISTRAR
nalgum listener que esteja escutando na porta default 1521, ok ? SE não é isso
que vc quer, NÃO É no listener que vc altera , é na instância que deve se
registrar na porta 1522 que vc altera o parâmetro LOCAL_LISTENER para apontar
para a porta 1522 (via entrada de hostname OU informando a string de conexão
inteira) e manda nela um ALTER SYSTEM REGISTER, ok ? O procedimento exato de
como alterar vai depender se vc usa spfile ou não, mas cheque na doc que vc
acha os detaalhes, e qqer dúvida manda a sua config atual numa outra msg que a
gente pode dar mais indicações...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Fabiano Picolotto <fabianofpb@...> escreveu