Veja só, o listener só "trabalha" efetivamente nos pouquíssimos SEGUNDOS em
que a conexão está sendo feita : então, num banco não-RAC ( o RAC tem
exigências especiais, tem conexões internas entre os nós, é outra coisa) , a
não ser em casos excepcionais (exemplo, listener chegando nalgum limite do SO,
bugs,Tempestades de conexões, com muitas dezenas e dezenas de usuários querendo
se conectar ao mesmo tempo nos vários databases/instâncias, etc) é PLENAMENTE
POSSÍVEL um único listener atender a N databases no mesmo servidor, ok ?? Salvo
esses casos excepcionais, vc não ganha COISA ALGUMA tendo um listener para cada
banco/instância, yep ???
   Sobre "conflitos", DE FORMA ALGUMA um listener atendendo N database no mesmo
servidor pode dar QUALQUER tipo de 'conflito', pelo seguinte : a instância se
registra no listener E informa o seu service name/sid, e o service name/SID é
ÚNICO para cada uma, E o usuário *** não *** se conecta só pelo IP/hostname, ou
pelo IP/hostname + porta, MAS SIM pelo IP/hostname + porta + serviço/sid , sim
? Então NADA IMPEDE e não causa Conflito Algum o usuário ter no arquivo de
conexões nela entradas :

   INST1 =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = ipunicodoservidor)(PORT = 1521))
    (CONNECT_DATA =
      (SERVER = DEDICATED)
      (SERVICE_NAME = serviçodainstância1)
    )
  )

  INST2 =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = ipunicodoservidor)(PORT = 1521))
    (CONNECT_DATA =
      (SERVER = DEDICATED)
      (SERVICE_NAME = serviçodainstância2)
    )
  )

  não vejo porque o usuário não poderia chegar no listener do ip tal na porta
tal E aí o listener não iria acionar/se conectar na instância correta, sim ?

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, angelo <angelolistas@...> escreveu