Bom, primeiro eu ** tenho ** que dizer que "ferramenta WEB para vários
desenvolvedores usarem SQL" é um negócio POR DEMAIS genérico : esses
desenvolvedores conhecem O QUE, desenvolvem com o que hoje ??? Vai ser
desenvolvimento de intranet, extranet, ou o que ? Isso é porque o APEX :

  a) NÃO é uma ferramenta COMPLEMENTAR, um add-on, , algo que vc "adicione" a
uma página php, digamos, só para permitir que o php acesse um database : o APEX
é uma RAD, é uma tool pensada para vc desenvolver uma aplicação COMPLETA, **
inclusive ** desenhando as telas nela, sim ???

  b) a vantagem PRINCIPAL do APEX é que ele é otimizado para se trabalhar com
bancos Oracle : muito da programação nele é feita em PL/SQL (a linguagem-padrão
do RDBMS Oracle), ela aceita/reconhece muitas das principais features do RDBMS
Oracle, etc

  c) não esqueça que o APEX *** não é *** uma tool extremamente popular entre
programadores web genéricos, então vc VAI precisar fornecer refs e material
apropriado para eles a conhecerem, ao optar pelo APEX :
http://www.apress.com/oracle/application-express são alguns livros a respeito,
e os sites a indicar poderiam ser http://www.apexninjas.com ,
http://www.inside-oracle-apex.com/ , http://www.ruleworks.co.uk/apex/index.htm
, http://joelkallman.blogspot.com.br/ , http://dgielis.blogspot.com.br/ e
http://www.apexninjas.com/blog/

  Então, Analise Isso antes de optar pelo APEX, sim ?? INCLUSIVE, se hoje vc já
tem programadores desenvolvendo em PHP, absolutamente ** não ** é preciso ter
nenhuma TOOL a mais para se conectar no banco, só precisa configurar uma
library para isso - veja
http://www.oracle.com/technetwork/topics/php/underground-php-oracle-manual-098250.html
 , http://www.oracle.com/technetwork/articles/index-091900.html e
http://imasters.com.br/artigo/11280/php/configurando-o-php-para-conectar-ao-oracle/
 como refs.... Uma vez conectado no database, os programadores tanto podem
enviar SQLs diretamente pro banco QUANTO (imho o preferível) podem chamar
PROCEDURES PL/SQL no banco (criadas por programadores PL/SQL) que façam o que é
preciso, "isolando" assim em certa medida os programadores web do database....

   Agora sim, falando sobre teste e configuração de ambiente APEX :

 1. primeiro, vc não diz mas eu DEDUZO por alguns print-screens que vc está com
o database versão 10g : eu RECOMENDARIA que vc usasse o database 11g, pois nele
Já Vem na instalação configurado direitinho o EPG - apenas, no caso de XE, o
ele já vem com um APEX mas em versão atrasada - eu diria para vc instalar o XE
11g e depois fazer o upgrade dele para 4.1 ou 4.2

 2. isso feito, use http://oracleobserver.com/node/47 para mostra qual é o
webserver , e cheque a configuração cfrme o manual "Oracle® Application Express
Installation Guide"  cap. 3 Downloading from Oracle Technology Network  item
3.4 Downloading from OTN and Configuring the Embedded PL/SQL

Checada a configuração, para testar o acesso ao APEX via EPG vc, NO MESMO
SERVIDOR aonde está o RDBMS e o APEX, acessa :

http://localhost:port/apex

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Wiliam Balan <wiliambalan@...> escreveu