Bem, primeiro observo que ** NÂO É ** um procedimento recomendado, não é uma
best practice, vc deixar usuários sairem criando ao bel-prazer (e provavelmente
SEM documentar nadica) outros usuários (e PRINCIPALMENTE se esses outros
usuários vão ter privilégio para criar objetos, E em qualquer tablespace que é
o que a role de RESOURCE dá) : eu DUVIDO que esses usuários vão seguir as
recomendações, vão criar esses objetos/outros usuários da forma correta, duvido
que vão documentar.... Isso para mim cheira ** total ** a uma banco bagunçado,
que depois um coitado de um DBA que vai ter que se virar para
corrigir/documentar..... urgh...

 Agora, respondendo : as roles de CONNECT e RESOURCE por default não
possuem/implicam no privilégio de ALTER USER necessário para mudar senhas, e na
verdade NEM SEQUER incluem o privilégio de criação de outros usuários, veja no
meu banco default/padrão :

system@o10gr2:SQL>create user U_TESTE identified by u_teste;

Usußrio criado.

system@o10gr2:SQL>grant connect, resource to U_TESTE with admin option;

ConcessÒo bem-sucedida.

system@o10gr2:SQL>@h:\dba_scripts\privs_by_user
Enter Username : u_teste
Roles granted to user

GRANTED_ROLE              ADM DEF
------------------------- --- ---
CONNECT                   YES YES
RESOURCE                  YES YES

Table Privileges granted to a user through roles

nÒo hß linhas selecionadas

System Privileges assigned to a user through roles

GRANTED_ROLE              PRIVILEGE
------------------------- ---------------------------------
CONNECT                   CREATE SESSION
RESOURCE                  CREATE CLUSTER
RESOURCE                  CREATE INDEXTYPE
RESOURCE                  CREATE OPERATOR
RESOURCE                  CREATE PROCEDURE
RESOURCE                  CREATE SEQUENCE
RESOURCE                  CREATE TABLE
RESOURCE                  CREATE TRIGGER
RESOURCE                  CREATE TYPE

9 linhas selecionadas.

Table privileges assigned directly to a user

nÒo hß linhas selecionadas

System privileges assigned directly to a user

PRIVILEGE                         ADM
--------------------------------- ---
UNLIMITED TABLESPACE              YES

system@o10gr2:SQL>connect u_teste/u_teste
Conectado.
u_teste@o10gr2:SQL>create user lalau identified by lalau;
create user lalau identified by lalau
                                *
ERRO na linha 1:
ORA-01031: privilÚgios insuficientes

==> então para mim tá ** CLARO ** que : OU alguém deu privilégios extras pras
roles de connect/resource, OU alguém deu privilégios de create/alter
user/sysdba/whatever para o PUBLIC, OU vc usou alguma coisa a mais, OU vc tem
trigger de DDL e quejandos aí entrando em ação e dando privs a mais, okdoc ????
Então, como falamos nas msgs anterior, VERIFIQUE quais privilégios estão
adicionados nessas roles, E verifique quais privilégios estão PUBLIC nesse
database aí, E confirme se há ou não triggers de DDl e quetais eventualmente
disparando...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Wiliam Balan <wiliambalan@...> escreveu