Angelo, vamos por partes!

1

Primeiro, qual o nome das instancias utilizadas ?

brasil
eleicao

2

Melhor, qual versao do
oracle vc instalou?  Se foi a personal provavelmente é XE
Se foi outra versao, primeiro você vai precisar conhecer o nome deles
primeiro antes de prosseguir

Oracle 11.2 g Enterprise
Windows 7 - 64

3

Veja meus exemplos abaixo, que peguei no meu computador
eu tenho uma instancia na rede chamada copas

quando chamo o sqlplus  eu coloco  conta/senha@nomedainstancia e conecto na
base, o prompt sql aparece.

A ferramenta tnsping nos ajuda nisto. Exemplo, tenho uma instancia na rede
chamada copas

C:\Windows\System32>tnsping copas

TNS Ping Utility for 32-bit Windows: Version 11.2.0.1.0 - Production on
03-JUL-
013 11:25:04

Copyright (c) 1997, 2010, Oracle.  All rights reserved.

Arquivos de parÔmetros usados:
C:\app\angelo\product\11.2.0\client_1\network\admin\sqlnet.ora

Usado o adaptador TNSNAMES para resolver o apelido
Tentativa de contatar (DESCRIPTION = (ADDRESS_LIST = (ADDRESS = (PROTOCOL =
TCP
(HOST = copas.xxx.com.br)(PORT = 1521))) (CONNECT_DATA = (SERVER = DEDIC
TED) (SERVICE_NAME = copas.xxx.com.br)))
OK (10 ms)

C:\Windows\System32>

C:\Users\Glalko>sqlplus glalko/Davitor950263@localhost:1521/eleicao

SQL*Plus: Release 10.1.0.4.2 - Production on Qua Jul 3 13:23:32 2013

Copyright (c) 1982, 2005, Oracle.  All rights reserved.

Conectado a:
Oracle Database 11g Enterprise Edition Release 11.2.0.1.0 - Production
With the Partitioning, OLAP, Data Mining and Real Application Testing options

SQL>

Consegui conectar no sqlplus com o usuario glalko, senha Davitor950263, host
@localhost:1521/eleicao

Se eu colocar apenas sqlplus glalko/Davitor950263@eleicao não conecta!

Quando fui usar o tnsping deu erro:

C:\Users\Glalko>tnsping eleicao

TNS Ping Utility for 32-bit Windows: Version 10.1.0.4.2 - Production on 03-JUL-2
013 16:29:02

Copyright (c) 1997, 2003, Oracle.  All rights reserved.

Arquivos de parÔmetros usados:
C:\Oracle\product\DevSuiteHome1\network\admin\sqlnet.ora

TNS-03505: Falha ao determinar o nome

C:\Users\Glalko>

4

Respondeu OK, porque o copas está num servidor copas.xxx.com.br  na rede
interna. Com essa informacao a mao, vamos ver o tnsnames.

O  TNSNAMES.ORA no meu computador está assim:
Na linha do host, o nome do servidor fisico ( ou o IP ).. tenho acesso ao
servidor copas e ao sidra, no exemplo

tnsnames.ora

#

COPAS =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS_LIST =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = copas.xxx.com.br)(PORT = 1521))
    )
    (CONNECT_DATA =
      (SERVER = DEDICATED)
      (SERVICE_NAME = copas.xxx.com.br)
    )
  )

SIDRA =

  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS_LIST =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = sidra.xxx.com.br)(PORT = 1521))
    )
    (CONNECT_DATA =
      (SERVER = DEDICATED)
      (SERVICE_NAME = sidra.xxx.com.br)
    )
  )

Voce pode editar o seu e inserir as linhas referentes ao seu notebook ( #
comenta a linha )  e testar.. ou utilizar o utilitario net manager
existente no menu programas do seu windows 7

Veja o meu tnsnames.ora:

ELEICAO =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = Glalko-PC)(PORT = 1521))
    (CONNECT_DATA =
      (SERVER = DEDICATED)
      (SERVICE_NAME = eleicao)
    )
  )

ORACLR_CONNECTION_DATA =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS_LIST =
      (ADDRESS = (PROTOCOL = IPC)(KEY = EXTPROC1521))
    )
    (CONNECT_DATA =
      (SID = CLRExtProc)
      (PRESENTATION = RO)
    )
  )

BRASIL =
  (DESCRIPTION =
    (ADDRESS = (PROTOCOL = TCP)(HOST = Glalko-PC)(PORT = 1521))
    (CONNECT_DATA =
      (SERVER = DEDICATED)
      (SERVICE_NAME = brasil)
    )
  )

Devo trocar o host por localhost? Tentei editar mas não deixou salvar as
alterações.
Tentei parar os serviços do oracle para fazer as alterações, mas não consegui.
O que esqueci de fazer?