Bem, pelo que eu entendi vc quer saber se a Certificação sozinha abre alguma
porta quando vc não tem experiência, sendo assim "obrigatória" nesse sentido
pra quem está começando e portanto não tem experiência prática acumulada, é
isso ?
  Sendo isso, nah :  a Certificação (ao menos nos degrais iniciais, claro que
Oracle Master é outra coisa) nada mais é do que a prova que vc respondeu
corretamente uma lista de perguntas ** GERAIS ** , não necessariamente
refletindo a experiência real que vc encontra nas Empresas.... Juntando isso
com a verba praticamente Inexistente de Treinamento hoje nas Empresas, o
resultado prático é que as Empresas dão TOTAL preferência pra quem já tem
alguma experiência prática (e portanto em tese pode produzir algo sem maiores
Treinamentos), okdoc ?
  O valor maior da Certificação hoje de modo geral é em ser um Bônus, um
diferencial extra, um critério de desempate : assim, se vc estiver concorrendo
com N outros candidatos que tem o mesmo nível técnico/de experiência mas não
são Certificados vc sendo o teu Curriculum automaticamente sobe pras posições
principais na visão do Avaliador..... Mas em contra-partida, se aparecer um
não-Certificado mas com experiência maior, não tenha dúvida que vc mesmo
certificado VAI ser preterido, sim ???

 => O resumo da ópera portanto é : SE vc tiver a $$$, FAÇA SIM a certificação,
pois é um plus e um Chamariz para o seu Curriculum (e Inclusive ela algumas
vezes é Exigida para vc se candidatar a algumas vagas, principalmente em
organismos públicos e multinacionais), mas ** nem de longe ** pense que ela é
Obrigatória em qquer posição sempre, ou que ela por si só te abre alguma porta
e/ou que ela substitui a Experiência prática, okdoc ??
  Para quem não tem experiência, a dica é uma só : batalhar uma colocação
inicial, ruim que seja (sim, o seu primeiro emprego na área de TI além de
demorar/ser difícil PRACAS pra arranjar Provavelmente vai te dar uma merreca E
dificilmente vai ser na especialização final de TI que vc quer), mesmo que não
seja para mexer diretamente com a sua área-alvo (banco de dados ou o que for),
pra tentar ganhar alguma experiência....
  E isso se faz criando um MONTE de contatos (nas redes sociais voltadas à
trabalho (como linkedin e outras - deixar facebook, instagram e outras para o
lazer), mandando emails para colegas que já atuam na sua área-alvo,
participando de Eventos públicos da área, etc, etc, mandando toneladas de CVs
para as Empresas, cadastrando-se em TODOS os sites de empregos em TI.... É por
aí...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "Gustavo de N. Dumitresco"
<gdumitresco@...> escreveu