Dá pra concluir que.. quanto maior for a bagagem, melhor, nao é ?

Experiencia, certificacao.. superior completo.. tudo as empresas exigem, ou
passa num concurso, na area de TI, que tb é boa.

e ser bem apessoado, ter bastante contatos, networking, ajuda sim.. Nao por
ser uma boa pessoa, mas para lembrar que existe o Sr Fulano que é fera em
Oracle... enfim
Vc também pode atuar como consultor se tiver algum $ para ter seu
escritorio e conhecimento a fundo, quantas empresas de dba remoto existem
por ai ?