________________________________
 De: J. Laurindo Chiappa <jlchia...@yahoo.com.br>
Para: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Enviadas: Segunda-feira, 19 de Agosto de 2013 13:59
Assunto: [oracle_br] Re: DB2

Joinha, Rafael ? Então, há uns meses eu fiz na IBM (pela quota de uma empresa
parceira da IBM que a empresa onde trabalho adequiriu) os treinamentos de
Introdução ao db2 luw v10 e o de db2 para DBAs Oracle, e de modo geral, sem
nenhuma profundidade,e falando DE CABEÇA aqui, a minha impressão sobre a
arquitetura foi que ela é muito semelhante à do Oracle - ie, dados em
"datafiles" compostos por "blocos" em disco de tamanho variável formando um
"segmento" , manipulado por softwares residendentes em memória, os blocos são
trazidos  em memória e controlados via SQL, SQL esse otimizado por um
Otimizador baseado em Custo e de acordo com Estatísticas de
mensuração/avaliação dos dados .... Lógico que a nomenclatura muda (datafiles
viram containers, por exemplo), as funções built-in mudam (de nome ou de
sintaxe), a sintaxe mesma do SQL vai ter suas diferencinhas, os objetos
internos mudam completamente de nome e funcionalidade, etc, etc mas
 não é nada totalmente não-similar : vc escreve/prepara/envia o SQL, Existe um
log de ação do database, Existe um dicionário de dados, existem views internas
que monitoram/dão status/etc ...
Algumas diferenças cruciais de arquitetura porém se notam :

a) modelo database x instância : enquanto no Oracle (até a versão 11gr2,
desconsiderando o PDC no Oracle 12c)  "DATABASE" é o conjunto dos arqs contendo
dados E dos arqs referentes ao sistema (tablespace SYSTEM, principalmente),
database esse que exige uma instância (conjunto de binários) própria, com sua
própria SGA e que consumirá PGA dedicada (o conjunto lógico de dados específico
para uma aplicação seria o SCHEMA), no db2 é o modelo também usado no SQL
SERVER, de database=conjunto lógico de dados mínimos de uma aplicação

b) no RDBMS db2 luw não há as entidades separadas de UNDO e de REDO (tudo fica
num record só), o que entre outros fatores traz dificuldades à implementações
de itens como o FLASHBACK (de Query, de DATABASE, etc)

c) o db2 Exige um lock shared para consistência de leitura : não existe o
modelo de Consistência de leitura do Oracle, aonde antes da alteração de um
bloco ele é "clonado" num bloco de undo, bloco esse que contém a informação
como estava antes da alteração E que será lido automaticamente por outras
queries enquanto não houver o COMMIT

=> e é claro, existem Trocentas diferenças comerciais e de implementação do
tipo o que é incluso em qual tipo de licença, qual tarefa é automatizada por
algum Assistente ou não, quais datatypes não-escalares são oferecidos e como
eles são implementados, etc, etc, mas de diferenças importantes a nível de
arquitetura, mais ou menos são essas que me lembro...

E uma dica final : *** muitas *** features importantes (como algumas
relacionadas com gerenciamento e administração) foram introduzidas - ou então
melhoraram MUUUUITO) na versão 10 do db2 - nos Treinamentos que fiz tinham
várias pessoas que já eram administradores do db2 em v9 e anteriores e
frequentemente eles davam exemplos do dia a dia deles onde a ausência ou
limitação da feature sendo explicada causou/causava dificuldades
consideráveis.... Assim, se vc tiver por onde escolher não tem nem o que
pensar, é curso do db2 10 para tentar administrar o que aparecer de bancos db2
10, as versões anteriores me pareceram BEM limitadas em alguns pontos de
administração e uso diário, parecem ser mais "chatinhas" e mais sujeitas a
issues....

--- Em mailto:oracle_br%40yahoogrupos.com.br, Rafael Mendonca
<raffaell.ti77@...> escreveu