Sim sim, em ambos os RDBMSs as alterações comitadas enquanto vão para redo, e
esse redo será usado para recuperação se uma falha ocorrer antes do flush das
alterações da memória para o disco, esse redo pode ser "copiado"/mantido à
parte dos arquivos do database e/ou pode ser enviado para um standby, vc PODE
em algumas circunstãncias especiais "desativar" (na verdade. diminuir em muito,
não zerar especificamente) o log gerado em algumas tabelas com opções/ajustes
que vc faz nela em algumas operações, enfim, o conceito é bem semelhante....
  A IMPLEMENTAÇÃO, claro, é bem diferente, até por conta de coisas como a
entidade que junta undo+redo no db2, mas conceitualmente é muito similar, eu
achei....

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, Rafael Mendonca <raffaell.ti77@...>
escreveu