 From: J. Laurindo Chiappa <jlchia...@yahoo.com.br>
To: oracle_br@yahoogrupos.com.br
Sent: Sunday, October 6, 2013 12:48 PM
Subject: [oracle_br] Re: Oracle forms 6i

Tudo jóia ? Então, se vc conhece BEM o Forms 10g (ie, conhece as principais
propriedades, conhece as principais built-ins, já trabalhou desenvolvendo Forms
que precisaram de customização relativamente intensa, etc) vc não terá grandes
dificuldades com o Forms 6i - as diferenças principais são :

a. embora haja uns quebra-galhos para fazer ele rodar em modo web, via de regra
o Forms 6i roda em client/server, então TODAS as técnicas de programação web
que vc conheça (como javascripts e páginas html customizadas, por exemplo) não
servirão... Principalmente no que se refere à customização visual da janela do
runtime, chamadas de reports e chamada de aplicativos externos vc vai ver que
as built-ins vão mudar ...

b. alguns objetos programáticos (como TIMERs, itens de multimedia, etc) que
deixaram de existir no 9i em diante Existiam e eram intensamente usados no 6i

=> Então a resposta é : SIM, se vc conhece bem o Forms 9i ou 10g é plenamente
possível vc assumir um trabalho com o 6i, mas FIQUE CIENTE que haverá um
período de transição para vc "captar" as mudanças... basicamente vc vai seguir
ao contrário o documento
http://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/forms/forms-upgrade-reference-128184.pdf
 , ie : o que ele fala que foi desuportado no 9i, vc vai ter que Aprender para
regredir ao 6i...

--- Em oracle_br@yahoogrupos.com.br, "afonso" <afonso_jalmoreira@...> escreveu

> Bom dia Senhores.
>

> Conheco o roacle forms 10g porem me apareceu um 'trabalho' com o oracle 6i,
> gotaria de saber se há muita diferença entre as duas versões na hora de
> desenvolver e se da pra assumir esse 'trabalho'.
>

> Abraços
>
> Afonso

Responder a