Rosivaldo,

Obrigado pelas dicas. Eu estou utilizando o virtualbox, sendo que coloquei
4 cores de CPU, 8GB de ram e utilização de 90% da CPU.

Estou recriando o banco de dados com os seguintes parametros:

export CHAR_SET=AL32UTF8
./dbca -silent -createDatabase -templateName General_Purpose.dbc \
    -gdbname $ORACLE_SID \
    -sid $ORACLE_SID  \
    -createAsContainerDatabase false \
    -characterSet $CHAR_SET \
    -nationalCharacterSet AL16UTF16 \
    -sysPassword $SYS_PW \
    -systemPassword $SYS_PW \
    -emConfiguration NONE \
    -datafileDestination /u01/app/oracle/oradata \
    -redoLogFileSize 500 \
    -totalMemory 1000 \
    -initParams
nls_date_format=DD-MON-RR,nls_language=AMERICAN,nls_calendar=GREGORIAN,fast_start_mttr_target=900

Acredito que com isto vou ter um consumo menor de memoria durante a
execução.

Obrigado

Claudio Jr.

--