Boas , blz ? Blz ? Eu não tenho aqui comigo um pronto, e não achei um eemplo
específico pra Forms 12c, mas dá um look em
https://www.oracle.com/webfolder/technetwork/tutorials/obe/forms/webservicefromforms/ws_10_1_3_from_forms.html#t2s1
 para Forms 10 e em
https://www.oracle.com/technetwork/developer-tools/forms/webservices-forms-11g-094111.html
 para Forms 11g : eu ACREDITO que no Forms 12c vai ser algo muito muito
similar...
 Logicamente, se vc desenvolve em Forms é praticamente CERTO que vc tem um
banco Oracle com PL/SQL disponível : uma opção Pode Ser vc consumir o tal web
service a partir de um PL/SQL residente lá no banco Oracle e chamado pelo Forms
:
https://technology.amis.nl/2015/05/11/invoke-a-rest-service-from-plsql-make-an-http-post-request-using-utl_http-in-oracle-database-11g-xe/
 ,
https://technology.amis.nl/2005/01/23/consuming-web-services-from-plsql-part-ii-a-pure-plsql-solution-using-utl_http-oracle-9i-or-10g/
 e https://oracle-base.com/articles/10g/utl_dbws-10g tem algumas dicas a
respeito... OU AINDA, se teu database for recente (versão 12cR2 ou superior) a
JVM nativa do database já vem com built-ins próprias pra consumo de web
services, vide
https://www.oracle.com/technetwork/database/application-development/java-development-oracle-db12cr2-3615586.pdf

Espero ter de dado ao menos uma linha geral de possibilidades, okdoc ??

 IMPORTANTE : é ** crítico ** vc obter do pessoal que o criou o máximo de
detalhes desse tal webservice "integrado ao BPM" aí : se ele usa protocolos
como SOAP ou metodologia REST, o que ele pede como entrada/como se passa
argumentos pra ele, o que ele retorna (uma string JSON, talvez ?), enfim,
DETALHES...

Responder a