Bráulio,

Quase tudo o que você falou aqui são fatos... apenas especulou.

Há o boato de que a HP está estudando produzir dispositivos
com Android, e isto é fato.

O webOS CONTINUA sendo desenvolvido como Open Source
e continua; como sempre, dois ou mais anos à frente dos outros.

Dê uma olhada nos vídeos falando sobre "Community Edition".
Eu uso em meu Touchpad e é deliciosamente elegante e funcional.

Tenho 8 aparelhos Android, 01 com Windows Phone mas é o
Pré 3 e o Touchpad são os verdadeiros xodós, os que realmente
uso para cima e para baixo. Os Android foram relegados à
players de vídeo, devido às telas de Amoled e SuperLCD.

O sistema continua sendo desenvolvido pela subsidiária GRAM,
da HP ( http://www.gr.am )- uma empresa à parte e também
semi independente. Aliás, já é possível instalar a versão Beta do
Open webOS no Galaxy Nexus/X e no Nexus 7.

Se há ou não alguma pretensão da HP produzir algum novo
dispositivo com a plataforma, ninguém sabe e nem os que
estão dentro da GRAM deixam vazar literalmente nenhuma
informação.

Apenas sei que os últimos boatos sobre o sistema diziam que
a LG estaria trabalhando com a GRAM para usar o sistema
em sua linha de SmarTVs.

Sobre as outras empresas:

A HTC não é significativa e está beirando a negatividade nos
seus lucros, a Nokia e a RIM/Blackberry já trabalham com
seu saldo no vermelho, a Motorola também é outra que está
trabalhando sem ver os lucros subirem, estando sustentada
nas asas do Google.

A Apple está vendendo bem seus IPhones 4 & até os 4s, mas
o IPhone 5 já andou com diminuição nos pedidos aos
fabricantes, devido à estar vendendo menos do que a empresa
achou que venderia. Aliás, ela está com um problema um tanto
sério, pois os IPads estão canibalizando o potencial de mercado
dos outros produtos da empresa.

Só a Samsung é quem está realmente fazendo $$$ neste
mercado, estando a LG e a Sony em posição de vai-não-vai.

E o Windows Phone... fracasso. Total e retumbante fracasso
de mercado, sem perspectiva de melhora, exceto por analistas
de revistas com reportagens pagas pela M$, ou pelos que
ficaram na viuvez do Windows Mobile - que já foi tarde,
por sinal.

Abraços...  B)