Então… use o nível de isolamento serializável, e esqueça o FOR UPDATE.
Muito mais prático.
Vou estudar esse negocio de isolamento.. obrigado pela dica.

> Mas e agora, quando o segundo usuario quer alterar o mesmo cliente o
> postgres fica la.. esperando até que o primeiro termine..
> mas no caso.. o que eu gostaria era de testar, se o row pode ser
> modificado.. ou seja..

        Não, isso é loucura.  Uma transação não pode saber da outra.

Entao, o que vc sugere para controlar que dois usuarios nao alterem o
mesmo registro?
Eu presiso que a aplicacao avise o usuario_2 que existe algum outro
usuario alterando o mesmo registro.

Alguma sugestao?

Obs: Este metodo será usado exclusivamente em cadastros, etc.
Pois em outros modulos meu sistema nao altera nenhum registro,
QUALQUER MOVIMENTO FINANCEIRO, VENDA, ETC acaba gerando um INSERT no
banco.