E se sua aplicação terminar de uma maneira inesperada ??
O registro ficará lá e ninguém mais conseguirá alterar o registro ....

Prevendo justamente este caso que eu armazeno tambem o PID da conexao
que travou o registro. Entao eu testo se pid continua ativo. se o pid
nao está mais ativo, significa que pode ter acontecido algum erro na
aplicacao, queda de enrgia, etc...  nao testei em quanto tempo o
postgre libera esse pid num caso destes..  mas deve existir algum TIME
OUT para processos inativos..
agora justamente estou estudando isso..
ou quem sabe, quando ha uma queda inesperada em uma estacao, pode que
o servidro automaticamente detecte.