Em 20/12/07, J.F.C.Junior<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Prezados amigos, Bom Dia!
>
> Utilizo a distribuição Mandriva 2008 (64bits), preciso instalar o PostgreSql
> mas só encontrei binários "RPMS" para Fedora e RedHat.

Não sei se o Mandriva é uma boa distribuição para servidores. A regra
é utilizar sempre distribuições com ciclos de desenvolvimento longo
(mais estáveis) em servidores. Isso elimina o OpenSuse, Fedora,
Ubuntu, etc. Há distribuições com um perfil mais adequado para
servidores como o as versões Enterprise (pagas) da Red Hat, Suse e
Ubuntu e as distribuições independentes como Slackware, Gentoo e
Debian. Escolha bem, para escolher uma vez só!

Escrevi mais sobre isso aqui:
http://www.midstorm.org/~telles/2007/09/05/escolhendo-uma-distribuicao-linux/

> Pergunta:
>
> Qual arquitetura devo utilizar (32 ou 64 bits)?

Se nada lhe impedir, 64 bits com certeza.
Na dúvida veja a apresentação do Fernando Ike no PgCon Brasil 2007:
http://www.postgresql.org.br/Palestras_do_PGCon_Brasil_2007

> [...]
>
> FEDORA: (32bits)
> ftp://ftp2.br.postgresql.org/postgresql/binary/v8.2.4/linux/rpms/fedora/fedora-core-6/
> FEDORA: (64bits)
> ftp://ftp2.br.postgresql.org/postgresql/binary/v8.2.4/linux/rpms/fedora/fedora-core-6-x86_64/
>
> REDHAT: (32bits)
> ftp://ftp2.br.postgresql.org/postgresql/binary/v8.2.4/linux/rpms/redhat/rhel-es-5/
> REDHAT: (64bits)
> ftp://ftp2.br.postgresql.org/postgresql/binary/v8.2.4/linux/rpms/redhat/rhel-es-5-x86_64/
>
> Devo baixar todos os RPMS do endereço FTP conforme acima?

Nunca use binários em ambiente de produção. Para os testes iniciais os
binários são tranquilos. No futuro... também é bom que o ambiente de
teste seja o mais paracido possível com o de produção, ou seja: você
vai acabar compilando o PostgreSQL no ambiente de teste também.

> Isso resolverá todas as dependências dos Pacotes à serem instalados?

Se você utilizar uma distribuição com resolução de dependências como o
Debian você não vai precisar se preocupar com isso.

blog: http://www.midstorm.org/~telles/
e-mail / jabber: [EMAIL PROTECTED]