From: "Leandro Damascena" <[EMAIL PROTECTED]>
To: "Comunidade PostgreSQL Brasileira" <pgbr-geral@listas.postgresql.org.br>
Sent: Thursday, December 20, 2007 4:44 PM
Subject: Re: [pgbr-geral] Qual arquitetura e distro devo utilizar com o
Mandriva 2008 64bits.

Leandro DUTRA escreveu:

> Eu gosto de CentOS para ambientes de teste Oracle, mas para PostgreSQL
> por que não usar logo Debian?

Essa questão da melhor distribuição Linux a ser usada é um assunto que
ACHO que não tem um termo comum e varia muito de necessidade para
necessidade. O postgreSQL é super estável nas distribuições mais
conhecidas (Debian/Slack/Fedora/RHEL...) e vai depender muito mais do
seu HW + seu perfil de sysadmin do que do próprio SO.

Vejo várias pessoas aqui que gostam muito da distribuição Debian, por
exemplo, e isso faz com que o Debian seja feito de "O oconcur" das
distruições para a instalação do PostgreSQL e/ou outro serviços.
Eu particularmente não gosto do Debian, porém tudo depende da
necessidade do cliente, administro máquinas rodando qmail-ldap +
tracking com PGSQL tanto no debian quanto no FC6/FC7/FC8 e elas se
comportam maravilhosamente BEM.

Discordo do Fábio quando fala que por não ter um grande período de
desenvolvimento o Fedora está "expulso" da lista dos sistemas
recomendados, o projeto é super sério (como todos sabem é herança do RH)
e eles tem uma integração muito grande com a comunidade do kernel.org, a
cada release da distruibuição o sistema está no "last goodbye" de todos
os pacotes/kernel e é super estável, além de ser mais "user friendly"
para quemnão tem tanta intimidade com o mundo Unix.

Não estou fazendo apologia para nenhum SO, mas acho que tudo é relativo
e depende da implementação/conhecimento de cada um. É apenas uma opinião
pessoal sem o intuito de gerar polêmica alguma, até porque essa polêmica
já dá muito o que falar nas listas *unix mundo a fora.

Leandro Damascena.