Olá, Euler e demais.

Acho difícil a situação continuar a mesma pelas razões abaixo.

Apesar da Sun ser uma parceira histórica da Oracle, o PostgreSQL, além
ter uma sobreposição de mercado menor (em relação ao Oracle), pelo que
li seria usado embutido em produtos Sun.

O MySQL tem uma sobreposição de mercado muito maior em relação ao
PostgreSQL. Sendo agora o MySQL é propriedade da Sun (podendo ter
contratos de licença/serviço muito mais favoráveis a ela) e tendo esta
feito um investimento de US$ 1 bi (quem de algum modo tem que retornar
como receita), não faria sentido dar mais ênfase ao "concorrente"
PostgreSQL. Quanto mais forte for o Pg, menos interesse o mercado teria
pelo MySQL. É um raciocínio simples e me parece sensato.

Quanto as declarações do Josh e de outros, normalmente elas têm sempre o
mesmo tom após aquisições: "nada-vai-mudar". Só daqui a algum tempo
saberemos a verdade.

Como outras pessoas disseram, a aquisição da Sun não garante um  futuro
melhor para o MySQL ou mesmo para ela. O MySQL pode se perder no meio do
grande portfolio da Sun, tendo menos atenção das áreas de marketing,
vendas e desenvolvimento do que teria quando era uma empresa
independente, ficando num "limbo dourado". A Computer Associates é o
exemplo maior de empresa que adquire companhias/produtos e os joga numa
vala comum de seu portfolio. Vide o próprio Ingres.

A ver...

Abraços.

Luis Dosso
Dextra Sistemas
www.dextra.com.br
+55 19 3256-6722

Este email é confidencial. Mais informações em:
This message is confidential. More information on:
http://www.dextra.com.br/confidencial.htm