2008/1/25, Roberto Mello <[EMAIL PROTECTED]>:

> [...]
>
> Aqui nos EUA nao existe regulamentacao da profissao de informatica, e
> pelo que eu vejo a industria de tecnologia de informacao vai muito
> bem, obrigado. Tem pia' de 12 anos que e' mais talentoso que gente de
> 40, apesar de serem raros. Sem querer me enquadrar na categoria de
> "mais talentoso", mas eu escrevi programas para informatizacao de
> clinicas medicas quando eu tinha 9 anos, em BASIC no TK-2000 com 128
> KiB de memoria e drive externo de 5 1/4". Se eu tivesse sido proibido
> de faze-lo, provavelmente nao teria continuado a estudar informatica.

Somos dois então, mas o meu era um Apple II Plus (na verdade, o clone
nacional - Craft II Plus, hehehe) com 64kb apenas. :-D Mas tenho meu TK90-x
ainda funcionando, se alguém quiser comprar a relíquia... :-D

Eu provavelmente tb não trabalharia com TI, não fosse essa época, e não
fosse ao terminar o segundo grau eu ter trabalhado na BRNet - provedor aqui
de Brasília - sem ter formação nem nada, mas muita experiência já no que
tangia à Web.

Eu contrato gente para empresa que trabalho, e nao e' incomum uma
> pessoa que nao tenha formacao academica ser a mais qualificada,
> dependendo da area, apesar de preferirmos pessoal com formacao
> academica.

A verdade é que eu prefiro pessoas inteligentes, no sentido de compreender e
dar solução a um problema, do que pessoas que tem 20.000 certificados nas
costas (não vou mencionar se é em cima ou embaixo...). O canudo, claro,
ajuda a filtrar muito, mas não é o fator eliminatório: contratação comigo é
na base de teste prático. ;-)

Se a minha empresa (sou acionista) fosse obrigada por uma lei qualquer
> a contratar pessoal que fosse "regulamentado" por um conselho
> burocrata qualquer, eu teria que despedir 75% dos meus programadores,
> e provavelmente teria que fechar as portas, ou o meu custo subiria
> muito.

E eu metade da minha equipe.

A industria de tecnologia do Brasil precisa de estimulo. Precisa
> crescer para criar mais empregos, mais empreendores, mais inovacao. Os
> profissionais precisam se qualificar para competir no mercado global.
> Regulamentacao nao vai ajudar em nenhuma dessas metas.

Aí eu já discordo um pouco, regulamentação é boa, desde que bem feita. O
problema é que nunca é bem feita o suficiente para agradar a gregos e
troianos.